Carta de Apresentação para EB2 NIW: o que é e como preparar uma

Para obter um National Interest Waiver (NIW), o peticionário deve fornecer as evidências para atender aos requisitos. Sob a categoria EB2 NIW, o governo dos EUA dispensa a necessidade de uma oferta de emprego para obter o green card. No entanto, é necessário comprovar a posse de um diploma avançado ou demonstrar habilidade excepcional. Além disso, o candidato deve explicar claramente por que seu empreendimento tem um mérito substancial e é de Importância Nacional.

O candidato escreve uma carta de apresentação para orientar o oficial do USCIS por toda a documentação que apoia o caso. Esses documentos geralmente são incluídos na petição como Anexos. Portanto, a carta de apresentação do EB2 NIW deve ser eficaz ao fornecer uma narrativa que sustente o pedido de dispensa por interesse nacional. Uma carta de apresentação eficaz deve:

  • Ser fácil de entender, sem a necessidade de ser um especialista na área
  • Fazer referência a todos os documentos importantes anexados
  • Destacar os aspectos mais críticos que sustentam o caso
  • Estar organizada de acordo com os requisitos do NIW para facilitar a revisão

Como escrever uma carta de apresentação eficaz para o EB2 NIW

Planeje antes de escrever

Antes de escrever qualquer coisa, como peticionário, você deve pensar sobre o caso que deseja construir. Em outras palavras, dedique algum tempo para planejar sua petição I-140.  1 a 2 semanas é o tempo necessário para dedicar a essa etapa de planejamento.

O que você deve fazer primeiro é atualizar seu currículo com toda sua experiência e habilidades. Isso ajudará você a entender melhor o seu próprio perfil. Em seguida, concentre-se naqueles itens que você acha que a petição I-140 deve destacar. Consequentemente, você entenderá quais evidências precisa reunir para apoiar seu caso. Além disso, você entenderá melhor quais evidências precisa coletar por meio de cartas de recomendação. Normalmente, você usa essas cartas para obter evidências difíceis de comprovar por outros meios.

Por exemplo, imagine que você seja um cientista trabalhando em uma empresa privada e não conseguiu submeter artigos para publicação, para que sua organização não perdesse oportunidades de propriedade intelectual. Nesse caso, você pode ter pelo menos um recomendante de sua empresa descrevendo em termos leigos as contribuições que você fez.

Qual linguagem usar em uma carta de apresentação EB2 NIW

…e não estou falando de inglês (óbvio!). Use uma linguagem muito simples que qualquer pessoa possa entender. Você pode ser um físico nuclear, um especialista em virologia ou, talvez, um neurocirurgião. Não importa quão complicado seja o seu campo. Você precisa escrever sobre seu empreendimento e suas conquistas de maneira que até sua família possa entender. Pense que o oficial do USCIS pode não ser um especialista em nenhuma área técnica! (Além de pedidos de green card, é claro).

Além disso, lembre-se de que o oficial tem tempo limitado. Você deve facilitar a vida dele ou dela indo direto ao ponto e evitando repetições desnecessárias. Basta se colocar na situação deles: imagine que você está sobrecarregado por um pacote de várias centenas de páginas para revisar em um tempo limitado. A carta de apresentação do EB2 deve realmente ser rápida de ler para que todas as evidências sejam bem articuladas e uma decisão possa ser tomada de forma relativamente rápida. Ao não ajudar o oficial e tornar o documento muito longo, você está prejudicando seu próprio caso! Ele ou ela pode ficar entediado e perder o interesse, ou talvez pensar que, se você está repetindo as mesmas coisas repetidamente, você não possui as qualificações que afirma ter.

Citações e referências a Anexos

Lembre-se de que a carta de apresentação é apenas um guia para que o USCIS entenda seu caso de forma eficaz. Você fornecerá todas as evidências como Anexos. Na carta de apresentação, você citará trechos das cartas de recomendação ou outros documentos, conforme necessário.

Estrutura da carta de apresentação EB2 NIW

A seguinte estrutura para a carta de apresentação pode ser útil para articular o caso de forma eficaz:

  1. Introdução da Carta – resumo muito curto de cada seção da carta de apresentação
  2. Índice – um índice com números de página
  3. Capítulo 1: Seção de Diploma Avançado ou Habilidade Excepcional
  4. Capítulo 2: Mérito Substancial e Importância Nacional
  5. Capítulo 3: Estou Bem Posicionado para Avançar no Empreendimento Proposto
  6. Capítulo 4: Seria Benéfico para os EUA Dispensar a Certificação de Trabalho
  7. Status de Não Imigrante do Peticionário
  8. Status dos Dependentes do Peticionário
  9. Conclusões

1. Introdução da Carta de Apresentação

Nesta seção, você se dirigirá ao oficial do USCIS e apresentará sua petição. Esta seção contém informações básicas no topo, como:

  • Data
  • Endereço do USCIS (verifique o endereço correto no site oficial)
  • Linha de assunto, por exemplo, “RE: Petição Imigratória EB-2 para Residência Permanente com National Interest Waiver”
  • Nome do peticionário, tipo de submissão (Submissão Original), classificação solicitada (Lei de Imigração e Nacionalidade 203(b)(2)(B))

Depois, você pode escrever uma breve carta ao oficial se apresentando. Primeiro, você pode simplesmente afirmar que está buscando aprovação para a Petição Imigratória para Trabalhador Estrangeiro (I-140) como auto-peticionário/beneficiário e que gostaria de demonstrar que atende aos requisitos do National Interest Waiver da categoria EB-2 e fornecer evidências para apoiá-lo.

Em seguida, você pode informar ao oficial que é elegível para a classificação EB-2, seja como Portador de Diploma Avançado ou por Habilidade Excepcional. Aqui, você pode citar a Seção 203(b)(2) da Lei de Imigração e Nacionalidade, 8 U.S.C. §1153(b)(2) como a regulamentação de referência. Você pode especificar o diploma avançado que possui ou os três critérios que cumpre para habilidade excepcional. Você pode fazer referência ao Capítulo 1.

No próximo parágrafo, você pode declarar que fornecerá mais evidências para demonstrar que uma dispensa da certificação de trabalho é do interesse nacional, de acordo com o caso precedente Matter of Dhanasar, 26 I&N Dec. 884 (AAO 2016). Decisão Interina #3882. Você pode fazer referência ao Capítulo 2.

Finalmente, você pode fornecer três parágrafos curtos, cada um abordando os Capítulos 3, 4 e 5. Estas são as justificativas para por que o empreendimento proposto tem mérito substancial e importância nacional, por que você está bem posicionado e por que seria benéfico dispensar a certificação de trabalho. Em cada parágrafo, você pode fazer referência ao Capítulo apropriado.

Você pode lembrar o oficial do USCIS de que há Anexos sob a carta e fornecê-los como uma lista em tópicos.

2. Índice

O índice é exatamente o que o nome sugere: um índice com títulos de capítulos e subtítulos com números de página.

3. Capítulo 1 – Seção de Diploma Avançado ou Habilidade Excepcional

Se você for portador de diploma avançado, este será um capítulo muito rápido. Você só precisa informar o tipo de diploma que possui (M.S., ou Ph.D., por exemplo), a instituição e fazer referência ao número de Anexo apropriado. É aconselhável fornecer uma breve explicação de como esse diploma está relacionado ao empreendimento que você discutirá mais adiante no documento.

Se você não tiver um diploma avançado, deverá declarar que é uma pessoa de habilidade excepcional e fornecer as razões. Em seguida, crie subseções para abordar cada uma das (pelo menos três) categorias que você atende. Para cada uma delas, lembre-se de se referir ao Anexo apropriado contendo a evidência. Essas evidências podem ser Cartas de Recomendação, diplomas acadêmicos ou prova de associação a associações profissionais, para citar alguns exemplos.

Você pode finalizar este capítulo com uma declaração dizendo que se qualifica para a classificação EB-2 como membro de uma profissão com diploma avançado ou como uma pessoa com habilidade excepcional.

4. Capítulo 2 – Mérito Substancial e Importância Nacional (Prong 1)

Neste capítulo, você explicará em detalhes qual empreendimento você buscará como trabalhador nos Estados Unidos. Além disso, você especificará por que esse empreendimento tem mérito substancial e importância nacional. Em primeiro lugar, lembre-se de que empreendimento não é apenas uma ocupação geral. O USCIS restringe a definição aos detalhes do que essa ocupação envolve especificamente.

Em segundo lugar, mérito substancial é um termo amplo que pode significar várias coisas; qualquer coisa de mérito intrínseco. Em terceiro lugar, importância nacional é mais restritiva. Isso ocorre porque você precisa provar que o empreendimento é relevante para os EUA como um todo. Em outras palavras, não pode impactar apenas parte do país! Cobrimos isso em um post separado sobre como se qualificar para o National Interest Waiver.

Você deve começar este capítulo identificando claramente o empreendimento e os impactos nos Estados Unidos. Além disso, especifique o tipo de trabalho que você faz para promover esse empreendimento. Em seguida, você pode dividir este capítulo em subcapítulos para explicar os benefícios do empreendimento para os EUA. Por exemplo, no meu caso, usei “Bioprocessamento para gerar biocombustíveis e bioprodutos” como meu empreendimento. Em seguida, tive diferentes subseções:

  • Breve introdução ao campo
  • Impacto na Segurança Alimentar
  • Impacto na Energia e Segurança Nacional
  • Resumo dos benefícios para a nação

Em cada uma dessas subseções, usei citações dos Anexos para provar mérito substancial e importância nacional. Essas citações foram retiradas das cartas de recomendação e de documentos do governo dos EUA. Normalmente, você deseja demonstrar a Importância Nacional usando documentos publicados pelo Congresso, pela Casa Branca ou por alguma agência governamental. Você deseja conectar os pontos entre sua experiência (e empreendimento) e o que o governo dos EUA considera estratégico. Isso torna seu caso muito forte! No post sobre como se qualificar para o NIW, dei alguns links que podem ser úteis para isso. Alternativamente, você também pode encontrar referências na literatura científica que falam sobre as dimensões de um determinado problema que você pode ajudar a resolver. Finalmente, trechos de cartas de referência podem ajudar a reforçar esses pontos.

Exemplo de carta de apresentação EB2 NIW
According to the US Energy Information Administration, 63% of the energy consumed in the country in 2013 was produced from petroleum and natural gas. According to BETO’s website, this federal office aims to “work with a broad spectrum of government, industrial, academic, agricultural, and nonprofit partners across the United States to develop commercially viable, high-performance biofuels, bioproducts, and biopower made from renewable U.S. biomass resources that reduce our dependence on imported oil while enhancing energy security.”. (Exhibit 9B: Relevance of research for the U.S. National Interest – Screenshot of BETO website). It is evident that the field of bioprocess engineering, specifically bioenergy and biofuels, is a top priority for the U.S. government.
 

Quer aprender como fazer sua petição EB2 NIW?

Inscreva-se no curso online para preparação do I-140 para visto EB2 com Isenção por Interesse Nacional ou National Interest Waiver. Agora en português!

5. Capítulo 3 – Estou Bem Posicionado para Avançar no Empreendimento Proposto (Prong 2)

Esta é outra seção central da carta de apresentação, na qual você deve descrever suas conquistas em detalhes. Isso é necessário porque você precisa demonstrar como está bem posicionado. É importante fazer isso de forma metódica e sempre referenciar os documentos anexados como Anexos. Lembre-se de que toda afirmação precisa de evidências de suporte. Abaixo está a estrutura que usei para o meu terceiro Capítulo. Cada um dos pontos foi um subtítulo na minha carta de apresentação.

[Por favor, lembre-se de que esta é apenas uma estrutura de carta de amostra, e você pode usar uma estrutura diferente, se for mais adequada para você. Não há diretrizes do USCIS sobre como fazer isso. Você pode ter qualificações ou experiências adicionais (ou menos) que possam exigir uma abordagem diferente.]

  • Histórico e conquistas.
  • Resumo das qualificações. Após lembrar o oficial sobre meu diploma avançado, continuei a fornecer qualificações adicionais. Você pode fornecer provas de ser membro de associações profissionais, publicações revisadas por pares e citações (para cientistas) e citar certos trechos relevantes de cartas de recomendação.
  • Contribuições excepcionais específicas para o campo. Eu as dividi por projeto em que trabalhei. Incluí evidências específicas mostrando o impacto que meu trabalho teve no campo mais amplo. Como sou cientista, forneci evidências das publicações que meu trabalho produziu (incluindo o número de citações) e declarações das cartas de referência.
    • Projeto 1
    • Projeto 2
    • Projeto 3…
  • Evidências da influência da minha pesquisa. Isso é mais específico para cientistas, mas outras profissões podem usar uma subseção semelhante adaptada ao campo. Para cientistas, você pode usar seu perfil no Google Scholar para mostrar suas publicações e quantas citações você recebeu.
  • Revisão do trabalho de colegas em revistas internacionais. Este é outro ponto específico para pesquisadores. Mas outras profissões podem ter maneiras alternativas de demonstrar que avaliam o trabalho de outros. Por exemplo, você pode ter participado de competições como juiz, ter sido membro de painéis de contratação ou supervisionado o trabalho de outros e participado de suas avaliações de desempenho. Seja criativo ao encontrar evidências que mostrem que você é um membro respeitável da profissão.
  • Recebendo um salário mais alto. Você pode optar por incluir isso como parte de sua demonstração de habilidade excepcional, o que pode ajudar a estabelecer como você está bem posicionado no campo. Uma boa maneira de demonstrar isso é comparar seu salário/compensação com aqueles mostrados no CareerOneStop, um portal do Departamento do Trabalho dos EUA, para posições semelhantes. Além disso, você pode usar outras fontes de informação.
  • Conclusão do Capítulo 3. Uma breve declaração reiterando que você está bem posicionado para avançar no empreendimento proposto.

Para este capítulo, você pode incluir uma Carta de Declaração Pessoal como um Anexo. Alternativamente, se você for empreendedor, pode fornecer um Plano de Negócios (você pode encontrar exemplos aqui). Isso é especialmente útil se você não estiver trabalhando atualmente nos Estados Unidos. Você pode usar esta carta para o Capítulo 3 (provando que está bem posicionado) e para o Capítulo 4 (dispensa da Certificação de Trabalho). Abordaremos Declarações Pessoais em um post de blog diferente. Mas até lá, você deve saber que esse tipo de declaração pode ser uma carta de 1 a 4 páginas em que você descreve brevemente seu histórico e dedica a maior parte da carta explicando seus planos de trabalho ao chegar aos Estados Unidos.

6. Capítulo 4 – Seria Benéfico para os EUA Dispensar a Certificação de Trabalho

Neste capítulo, geralmente mais curto que os dois anteriores, você pode explicar por que os EUA deveriam dispensar a Certificação de Trabalho. Existem diferentes maneiras de fazer isso.

Primeiro, você pode lembrar ao oficial do USCIS que a certificação de trabalho considera apenas os requisitos mínimos, mas não habilidades excepcionais. Aqui, você pode reiterar brevemente por que suas conquistas são excepcionais. Você pode referir-se aos capítulos anteriores e até trazer novas citações de cartas de recomendação para reforçar a mensagem.

Segundo, se você já está trabalhando nos Estados Unidos, pode fornecer evidências de que sua organização precisa de você. Consequentemente, por extensão, você é necessário no país. Você pode explicar brevemente novamente que seu trabalho é crucial para a nação e que encontrar outro profissional no campo com contribuições semelhantes é extremamente difícil.

Além disso, você pode literalmente afirmar que suas habilidades excepcionais e histórico de conquistas não podem ser articulados em um processo de certificação de trabalho. Isso ocorre porque esse processo levaria à escolha de uma pessoa com habilidades e experiência inferiores às suas. Durante esta seção, seria extremamente útil se alguém da sua organização tivesse fornecido uma carta de recomendação, que pode ser citada.

Se você não estiver atualmente trabalhando nos EUA, pode se referir a uma carta de Declaração Pessoal para o EB2 NIW ou a um plano de negócios, para ajudar a argumentar a necessidade de dispensar a certificação de trabalho.

7. Status de não-imigrante do Peticionário

Nesta seção, você pode descrever brevemente seu status atual como não-imigrante nos Estados Unidos. Claro, isso se aplica apenas se você já estiver nos EUA e não se estiver aplicando do exterior por meio do Processo Consular. Lembre-se de anexar a documentação pertinente à seção de Anexos. Isso inclui cópias de vistos, cartões EAD, passaporte, I-94…

8. Status dos dependentes do Peticionário

Embora a petição I-140 seja centrada em você, é necessário mencionar se você tem dependentes, caso seja esse o caso. Isso porque, se você receber o green card, eles também serão elegíveis. Nesta seção, você pode descrever qual é o status de não-imigrante deles e referenciar o Anexo apropriado onde está a documentação deles.

9. Conclusões

Esta seção é autoexplicativa. Em aproximadamente uma página, resuma todos os capítulos da carta de apresentação do EB2 NIW e conclua com um pedido final para que o oficial do USCIS considere sua petição. Lembre-se de agradecer-lhes pelo tempo dedicado à revisão do seu caso! Dica: Adicionar sua assinatura em tinta no final faz com que a carta pareça mais formal.

Após o processo de escrita: revisão

Assim como para todas as partes da petição I-140, você deve investir um tempo considerável revisando o que escreveu. Esta é uma parte central da petição e você quer garantir que não haja problemas gramaticais, erros de digitação ou erros nas referências aos Anexos. Para verificações gramaticais, uso a ferramenta Grammarly. Eles têm um plano gratuito que se integra bem a aplicativos como o Microsoft Word. Além disso, você pode atualizar para um plano pago para funcionalidades extras. Além de usar esse tipo de ferramenta, você pode compartilhar sua carta de apresentação com um amigo ou colega para uma segunda revisão. Eles podem até fornecer feedback sobre a facilidade de entendimento, especialmente se estiverem fora do seu campo profissional.

Qual deve ser o comprimento da carta de apresentação do EB2 NIW?

Não existem regras oficiais sobre o comprimento da carta de apresentação do EB-2 NIW. Tipicamente, cartas de 10 a 40 páginas são comuns. Considerando a quantidade de evidências que um caso de EB-2 NIW inclui, é difícil pensar que cartas mais curtas possam ser eficazes. É provável que o oficial do USCIS perca algumas evidências porque o conteúdo foi condensado demais. Por outro lado, uma carta de apresentação muito longa pode ser repetitiva e entediante. Minha carta de apresentação do EB-2 NIW tinha 22 páginas. Olhando para trás, acho que poderia ter feito um pouco mais curta, evitando repetições desnecessárias.

Carta de apresentação do EB-2 NIW: comentários finais

Neste post, abordamos o que é a carta de apresentação e como escrever uma de sucesso. Lembre-se de que esta é o guia para o USCIS navegar por sua petição. Invista tempo planejando-a e redigindo-a. Siga uma estrutura que corresponda aos requisitos dessa categoria de green card, para que seja fácil de revisar para o oficial do USCIS. Use uma linguagem fácil de entender e evite repetição. Finalmente, lembre-se de verificar todas as referências aos Anexos e corrigir todos os erros gramaticais e de digitação que encontrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *