Nesta postagem do blog, vamos cobrir como montar sua petição I-140 para o Visto EB2 NIW. Isso pode ser especialmente interessante se você está pensando em apresentar uma petição por conta própria ou fazer você mesmo (Do It Yourself). Aqui está incluído quais documentos compõem a petição, como organizá-los, como montar fisicamente a solicitação e o processo de enviá-la ao Serviço de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS).
Lista de documentos
Abaixo você tem uma lista de documentos que incluí na minha petição I-140. A Seção A (Formulários e Taxa) constitui a parte ditada pelas diretrizes do USCIS. Consulte as instruções atuais para o formulário I-140 no momento em que preparar sua solicitação. A Seção B é a carta de apresentação, que veremos em uma postagem de blog diferente. Em seguida, o que resta são todos os Anexos ou Exhibits que anexamos à petição como provas de apoio.
Formulários e Taxa
Encontre os formulários na fonte oficial para garantir que estejam atualizados e que você siga as instruções oficiais. O formulário I-140 está no site do USCIS e o Formulário ETA-9089 está no site do Departamento de Trabalho (mas deve ser incluído na petição I-140), e NÃO deve ser enviado ao Departamento de Trabalho.
Você pode verificar a quantidade necessária para a taxa e o método de pagamento no site do I-140. Quando fiz a solicitação, o custo era de $700 e aceitavam cheques ou ordens de pagamento, mas não pagamentos em dinheiro ou com cartão. No entanto, agora são aceitos pagamentos com cartão de débito ou crédito. Teoricamente, o cartão deve ser de uma instituição financeira americana, mas conheço casos de pessoas que usaram cartões estrangeiros Visa ou Mastercard com sucesso.
Carta de Apresentação
A carta de apresentação já foi discutida em uma postagem de blog separada.
Anexos ou Exhibits
O tipo de Exhibits que você incluirá dependerá do seu caso. Você pode consultar os documentos exatos que tive na minha petição I-140 baixando meu pacote real ou se inscrevendo no meu curso online sobre EB-2 NIW. Tudo o que você mencionar na sua carta de apresentação deve ser incluído como Anexo como prova!
Exemplos de documentos para estabelecer educação
- Diplomas e históricos acadêmicos de universidades
- Relatórios de avaliação de credenciais (para diplomas estrangeiros)
Exemplos de documentos para demonstrar conquistas
- Currículo Vitae, atualizado e completo.
- Provas de prêmios, bolsas, honrarias ou concessões
- Evidências de filiação a organizações profissionais, especialmente se têm requisitos para aceitar membros, como conquistas na área
- Provas de ter revisado o trabalho de outros, por exemplo, e-mails confirmando a participação como juiz em uma competição profissional ou e-mails confirmando a revisão de documentos revisados por pares
- Evidências de ter sido convidado para palestras profissionais em eventos ou conferências
- Lista de publicações e citações. Isso é especialmente importante para pesquisadores. Pode incluir uma captura de tela de sites como Google Scholar
- Lista de patentes ou pedidos de patentes
- Cópias de menções ao seu trabalho em qualquer tipo de mídia regional ou nacional (jornais, televisão, sites, etc.)
- Cartas de recomendação de especialistas na sua área
Exemplos de documentos para respaldar a importância nacional
- Comunicados de imprensa governamentais discutindo o tema
- Cópias de leis, projetos de lei ou atos centrados no problema que você pode ajudar a resolver
- Cópias de literatura científica discutindo os temas em que você trabalha
- Cópias de notícias destacando a importância do tema do seu trabalho. Consulte esta outra postagem de blog para mais informações sobre a Importância Nacional!
Exemplos de documentos sobre seu estado laboral
- Carta de oferta da sua empresa
- Cartas de promoção
- Formulários W-2 (se você estiver nos EUA, ou equivalente no seu país)
- Três contracheques recentes
Exemplos de documentos sobre seu estado não-imigrante (e o de seus dependentes)
- Cópia de passaporte(s)
- Cópia de todas as páginas atuais e passadas de vistos
- Cópia de todos os documentos atuais e passados relacionados a vistos (como o I-797 para vistos H-1B ou o I-20 para o visto F-1)
- Cópia de todos os cartões EAD atuais ou passados (por exemplo, um estudante em OPT)
- Cópia do I-94 atual e anterior: obtenha na fonte oficial
- Histórico de viagens aos Estados Unidos: obtenha na fonte oficial
Traduções e avaliações de credenciais
Alguns documentos que você possa querer incluir como Anexos ou Exhibits podem estar em idiomas diferentes do inglês. Você deve fornecer uma cópia do documento junto com uma tradução certificada. No meu curso online, eu explico como fazer isso.
Além disso, se seus diplomas universitários são de outro país, você precisará obter um relatório de avaliação de credenciais. Este relatório informa ao oficial do USCIS qual é o diploma equivalente nos Estados Unidos e às vezes contém informações sobre a universidade, o departamento, os requisitos para o diploma, etc.
Uso de capas para organizar o documento
A petição I-140 pode ser muito extensa quando somamos todas as seções. A minha, por exemplo, tinha mais de 200 páginas! Minha recomendação é que você introduza cada seção com uma capa. Cada capa pode conter:
- Seu nome como Solicitante/Beneficiário
- “Petição I-140, Visto EB-2 National Interest Waiver – INA §203(b)(2)(B)”
Os documentos são colocados abaixo da capa, por exemplo: “Formulários e Taxa”, ou “Exhibit 1: Cartas de Recomendação”.
Lembre-se de que o objetivo de tudo o que você faz é ter um caso sólido, mas também um caso que seja fácil de revisar e entender. As capas podem ajudar o oficial do USCIS a navegar facilmente pelo documento.
Você pode decidir quantas capas são necessárias. No meu caso, usei capas também para organizar subseções. Por exemplo, na seção de Cartas de Recomendação, tinha uma capa geral e depois uma para cada uma das seis cartas de referência que incluí. No entanto, não tinha uma capa separada para a carta e o CV do recomendante. Depende de você determinar o que faz sentido no seu caso para ficar o mais organizado possível.
Além disso, você pode ter um rodapé em cada capa com seu nome e a categoria do green card (EB-2 NIW).
Você pode ver tudo isso em detalhes se decidir baixar minha petição I-140, disponível neste site, ou se inscrever no meu curso online, que também inclui minha petição, além de explicações. Enquanto isso, para te dar um exemplo aqui, reproduzo uma das minhas capas da petição I-140 que apresentei ao USCIS:
Montar a cópia física da petição I-140
Depois de revisar tudo, é hora de imprimir todos os documentos. Coloque todas as seções no chão e comece a organizar a petição colocando os documentos de cada seção abaixo da página de capa correspondente.
Digitalizar a cópia impressa final para você
Depois de verificar que tudo está em ordem, é importante digitalizar toda a petição como está. Esta será sua cópia eletrônica para seus registros. Lembre-se de que o USCIS não devolverá a petição. É uma boa ideia manter uma réplica exata do que foi enviado para ter à mão caso haja uma Solicitação de Evidências (RFE, na sigla em inglês) ou para levar consigo à entrevista uma vez que obtenha a aprovação.
Usar um prendedor de papel de 2 furos para segurar a petição
A petição I-140 é longa e pode ser difícil de manusear a menos que esteja devidamente segura. Você não pode simplesmente usar clipes ou itens similares, pois não pode correr o risco de a petição se desfazer durante o envio ou durante a revisão pelo oficial. E o USCIS pede expressamente que você não use grampos.
Uma solução simples é usar um perfurador de 2 furos na parte superior das páginas e, em seguida, segurá-las todas com um prendedor de papel de 2 furos. Esses itens podem ser encontrados na Amazon ou em sua loja local de suprimentos para escritório.
Ao decidir qual perfurador comprar, considere quantas páginas ele pode perfurar de uma vez, para que você não precise fazer muitas rodadas de perfuração. Da mesma forma, ao escolher os prendedores de papel, verifique quantos centímetros de espessura de documento eles podem prender.
Usar notas adesivas para marcar o início de cada seção
Na parte inferior do documento, marque cada seção com abas adesivas. Isso é para facilitar o trabalho do oficial do USCIS. Claro, você tem uma Lista de Documentos e um Índice no início da petição, mas isso é apenas uma ajuda adicional para que eles não tenham dificuldades ao navegar pelo documento.
A imagem abaixo mostra meu pedido com as abas adesivas na parte inferior, e uma pilha AAA de referência para mostrar a espessura da petição.
Proteger a petição contra danos durante o envio
Antes de enviar a petição, certifique-se de adicionar algumas camadas de proteção.
Se desejar, você pode adicionar uma folha de plástico sobre a página de capa principal para fornecer um pouco mais de proteção. Eu não fiz isso, mas é uma opção a considerar.
Coloquei toda a petição dentro de uma pasta de arquivo (como mostrado na imagem acima). Pode ser de papel-cartão como a minha ou você pode usar uma pasta de plástico.
Depois, ao colocar a petição dentro de uma caixa de envio, certifique-se de que ela não possa se mover. Certifique-se de usar o tamanho correto para sua caixa e, se necessário, adicione algum material de preenchimento, como amendoins de embalagem ou outro tipo de material que ocupe o espaço. Isso pode ser um pouco inconveniente para o pessoal do USCIS ao abrir a caixa, então é melhor simplesmente garantir que o tamanho da caixa de envio seja adequado.
Envio e prova de entrega
Envie a petição para o endereço adequado do USCIS (o endereço pode variar de acordo com alguns fatores; como sempre, certifique-se de consultar as instruções oficiais do USCIS).
Quando envio um documento importante como este, sempre solicito informações de rastreamento para obter uma prova de entrega. Desta forma, tenho absoluta certeza de que a petição chegou ao endereço correto e foi recebida.
Alguns dias depois, você deve receber uma carta do USCIS confirmando o recebimento e fornecendo um número de caso. Isso será útil para acompanhar o status da sua petição no site do USCIS.
Próximos passos
Depois de enviar a petição e receber o número de caso, tudo o que você precisa fazer é esperar.
O USCIS pode enviar uma Solicitação de Evidências (RFE) se precisar de mais informações sobre algum aspecto específico de sua petição. Certifique-se de que seu endereço esteja sempre atualizado e informe ao USCIS caso você se mude, para evitar perder qualquer notificação importante, como uma RFE.
Se você solicitou estando nos Estados Unidos, o próximo passo após a aprovação será o Ajuste de Status. Isso está fora do escopo desta publicação, mas haverá materiais separados que cobrem essa parte do processo.
Se você solicitou estando no exterior, não usará o Ajuste de Status, mas sim o Processamento Consular. Você teria especificado essa opção em seu formulário I-140 e selecionado o consulado adequado em seu país de residência (em meados de 2023, isso é a Parte 4 do formulário I-140). Você será notificado quando chegar sua vez de participar de uma entrevista no Consulado dos Estados Unidos.